Guia de Maquiagem

BEM VINDOS  AO GUIA BÁSICO PARA INICIANTES!

Olá minhas lindonas… Estou grata pelo carinho de todas que acompanham meu trabalho aqui no blog e na fan page. Os assuntos nos Cursos de Maquiagem que ministro são mais avançados, mas espero que este simples guia contribua para valorizar a beleza que todas já possuem.

Fiz o guia de maquiagem para estreitar mais o meu relacionamento com vocês leitoras e,  de alguma forma, ajudar as lindonas que tem dificuldades na elaboração dos makes.Vamos compartilhar produtos, técnicas e procedimentos que valorizem os traços do rosto e a saúde da pele.   É importante seguir todas as instruções do guia sem pular as etapas para obtermos um bom resultado.

 OBSERVAÇÃO: Os tutoriais estão disponíveis no final do Guia de Maquiagem, para facilitar para as lindonas ❤ .


 

PRIMEIROS  PASSOS NA MAQUIAGEM

Se você realmente gosta, é preciso paciência para aprender, praticar é o segredo do bom resultado sempre. Você vai  passar a conhecer sua pele, o formato do seu rosto e usar os produtos adequados ao seu tipo de pele.  Se você tem muita dificuldade em se maquiar, antes de começar com os makes elaborados com várias sombras, vá aos poucos. Use um tom de sombra e procure aprender a esfumar  e a delinear, pois muita informação de uma só vez, pode lhe desanimar. Esfumar e delinear são dois passos importantíssimos na produção dos makes e é preciso praticar.


PRODUTOS PARA INICIANTES

Para quem está iniciando na maquiagem não precisa gastar tanto com produtos no início, como por exemplo, comprar várias paletas de sombras, várias bases de  marcas diferentes… O ideal é comprar o que você realmente precisa no momento e dominar as técnicas para depois investir mais, pois sua experiência será maior até mesmo para escolher os seus produtos. A lista de produtos pode assustar um pouco por se tratar de iniciantes, mas estes são produtos que você realmente precisará para obter um excelente resultado no aprendizado. E lembre-se, você está aprendendo da forma correta.

Confira na lista os produtos que você precisa para o seu arsenal de maquiagem: 1 Sabonete Facial, 1 Hidratante Facial, 1 Tonalizante, 1 Primer, 1 fixador de sombra, 1 Pó no tom da sua base, 1 Blush, 1 Delineador, 1 Rímel, 1 lápis de olho preto, 1 lápis de olho nude, Batom à sua escolha, 1 Paleta de Sombra. No caso de sombras individuais, escolha cinco cores e inclua entre elas 1 Preta e 1 Marrom.

Existem no mercado sombras de preços bem acessíveis e de boa qualidade, que tem a pigmentação bem semelhante de marcas famosas. A diferença pode ser na durabilidade, mas fazendo a pré maquiagem corretamente e com ajuda do fixador de sombra, seu make terá longa duração. Você vai precisar também: 1 Base e 1 Corretivo no tom da sua pele. Caso opte por um tom mais claro de corretivo, no máximo um tom acima da sua pele para não dar o efeito panda invertido. No caso da base e do corretivo, você deve investir na qualidade desses produtos. Invista na base e corretivo que tenha boa cobertura e durabilidade. Muitas vezes o make dos olhos está impecável, mas a pele deixa a desejar por ter usada uma base ruim.

Para quem tem rachaduras em volta dos lábios, ou até mesmo, lábios finos, é bom investir em um delineador. Só tenha cuidado ao combinar o tom do batom com o delineador.


COMO ESCOLHER A BASE CERTA

Cada pele tem a necessidade de base diferente. Algumas tem a pele oleosa, outras seca e mista. As dicas à seguir é válida para qualquer tom de pele.

Base Oil Free –  ideal para peles oleosas e mistas

Base líquida – ideal para peles secas, normais e com linhas de expressão

Base cremosa – ideal para quem apresenta muitos óstios (poros) dilatados.

Recebo muitas mensagens de seguidoras que compram base e no momento de aplicá-la, ou o tom é mais escuro ou mais claro. E quando pergunto: No momento da compra, em que parte  você fez o teste na pele? As respostas são sempre as mesmas. Testaram no dorso da mão, no antebraço, e isso é um grande erro.  A base deve ser testada no rosto e na minha humilde opinião, no ponto onde mostra a foto.

Nesse ponto do maxilar, podemos comparar a pele do rosto com a do pescoço e colo.  A base que ficar uniforme entre a divisão do rosto e pescoço, é a ideal para não ter contraste indesejado, e sim deixá-la uniforme, caso precise descer mais com a base.

O resultado deve ser conferido sob a luz natural, mas a luz fria é uma boa opção também. Vale lembrar que a base usada no verão não pode ser a mesma do inverno, já que a pele está mais clara. Mas no caso de já ter adquirido a base no tom errado , quando for muito escura podemos misturá-la com uma mais clara e vice versa, até obter o tom certo.


PINCÉIS

Para início, não invista em tantos kits de pincéis. Estes pincéis que relacionei logo abaixo, é o suficiente para você fazer lindos makes. Com sua prática no decorrer do aprendizado, você vai percebendo quais os pincéis que se encaixam às suas necessidades e, então, fazer suas compras.

Para seu kit indico: 1 pincel para corretivo, 1 pincel para corrigir acne (caso tenha), 1 Para aplicar a base (indico o duo fiber), 1 para pó, 1 para blush, 2 para sombras, 1 para esfumar, 1 escovinha de sobrancelha, 1 chanfrado e 1 para aplicar o batom e fazer contorno.

KIT DE PINCEL

  • Pincel Nº 1 – Corretivo (Perfeito para corrigir olheiras)
  • Nº2 – Corretivo ( Tem maior precisão para corrigir acne, por ser menor).
  • Nº3 – Base ( O Duo Fiber é o melhor pincel para aplicarmos a base de forma uniforme).
  • Nº4 – Pó
  • Nº5 – Blush
  • Nº6 – Pincéis para aplicar sombras
  • Nº7 – Esfumar
  • Nº8 – Escova de Sobrancelha ( Para melhor defini-la no momento da correção)
  • Nº9 – Chanfrado ( Tem maior precisão para definir o canto externo, delinear e corrigir as sobrancelhas).
  • Nº10 – Lábios ( É  perfeito para contornar os lábios, dando a impressão de mais volume) Muitas vezes ao fazer este truque de aumentar os lábios com o próprio batom, não define muito bem os traços dos lábios e o acabamento pode não ficar o desejado.

Você encontra estes modelos de pincéis em várias marcas. O kit demonstrativo é da Real Techniques.

s26


SOBRANCELHAS

Uma sobrancelha com um bom design valoriza muito o make. Por outro lado, uma sobrancelha por fazer, pode ofuscar a beleza da sua maquiagem. Antes de começar com a preparação da pele, analise suas sobrancelhas e, tome muito cuidado para não exagerar no uso do lápis ou  sombra no momento de aplicá-los nas sobrancelhas. A correção com estes produtos devem ser feita de forma suave, apenas para realçá-las.


PRÉ MAQUIAGEM

Pré maquiagem é uma etapa muito importante. A higienização do rosto além de tirar toda sujidade, controla a oleosidade, fixa melhor os produtos prolongando a duração do make. Usar o tônico é  importante no pré maquiagem e muitas lindonas pulam esta etapa, sem saber que é ele que mais controla a oleosidade e diminui os óstios dilatados, conhecidos popularmente como (poros). O tônico controla o ph da pele, elimina sujidades mais resistentes e proporciona uma aparência mais saudável a pele.

Os tônicos costumam ser classificados em:

Tônico hidratante – pele normal e seca;

Tônico adstringente – pele mista ou oleosa.

Se você tem dúvida sobre o seu tipo de pele, leia: https://blogchristruffer.wordpress.com/portfolio-2/


PRÉ MAQUIAGEM


1º Pré maquiagem:  lave o rosto com sabonete apropriado para seu tipo de pele, ou se preferir, use um demaquilante. Tonifique, hidrate e espere a absorção do hidratante para aplique o primer, que também é um aliado para fixar o make e ajuda a selar os óstios (poros) dilatados. Esta etapa é para ser feita também no pescoço, pois muitas vezes, é preciso descer com a base para uniformizar o tom da pele. Feito o pré maquiagem, é hora de disfarçarmos as imperfeições da pele com corretivo.


2º CORRETIVO

O corretivo ameniza olheiras, disfarça manchas, espinhas, vasinhos e realçar pontos no momento da iluminação do rosto. O corretivo deve ser aplicado com pincel, e não com os dedos, principalmente para quem tem a pele oleosa e mista, pois o contado direto  aquece a pele e produz mais oleosidade. Os corretivos líquidos são ideais para peles secas e normais, já os opacos para peles oleosas e mistas.

Corrigindo olheiras: Geralmente quem tem olheiras, tem todo o contorno dos olhos escuros, por isso, aplique como mostra nas fotos contornando todo olho com corretivo amarelo . Esta corrição pode ser feita com corretivo no tom da pele ou um tom acima. Este procedimento pode ser feito com corretivo no tom da sua pele.

Confira nas ilustrações o passo a passo

Corretivo colorido:  Se você já tentou fazer a correção com os corretivos coloridos e suas manchas acentuaram mais, dois fatores que podem fazer com que isto ocorra são: Não ter feito corretamente a pré maquiagem, deixando resíduo de impurezas e não usar o produto adequado para sua pele. Uma pele oleosa não deve usar produtos para pele seca e vise versa. Isto vale também para os corretivos e não apenas para a base.

Corrigindo manchas ( Melasma): Aplique com suaves batidas o corretivo coral, sem exageros, e por cima o corretivo no tom da pele também com suaves batidas.

Corrigindo acne: Em caso de acne e manchinhas vermelhas aplique com o pincel o corretivo verde,  não aplique com os dedos  para não estimular oleosidade .  Aplique por cima o corretivo no tom da pele.

 


APLICANDO A BASE
Coloque um pouco de base no dorso da mão.  Espalhe a base de dentro para fora com o auxilio do pincel duo fiber em todo rosto. Este pincel é o ideal para uniformizar a base. O pincel língua de gato é perfeito para aplicar  hidratantes e corretivos, mas no caso da base pode deixar marcações indesejadas. Aplique com  suaves movimentos onde há corretivo colorido, para não removê-lo.

Aplique de forma sutil nas orelhas e abaixo do maxilar. É importante a aplicação da base nas orelhas para ficar uniforme com a pele do rosto e pescoço.


4ºPÓ
O pó deve ser semelhante ao tom da base. Aplique abaixo dos olhos com o auxílio de uma esponja, com cuidado para não remover a correção das olheiras e, depois, de dentro para fora em todo rosto com pincel. Quem tem pele madura, com muita linha de expressão, o bom é evitar a aplicação do pó, para não ressaltar as linhas de expressão.


6º CONTORNO COM PÓ (Contorno Seco)
Contorno e iluminação, ou sombra e luz, é um belo truque para disfarçar desproporções e definir o rosto, em especial para fotos.  Analise o que está sobrando em seu rosto, se bochechas, se testa e assim por diante. Tudo  que precisamos diminuir usamos o tom escuro e tudo que quisermos destacar usamos o tom mais claro. Para este efeito de afinar pontos do rosto, o pó deve ser um tom mais escuro que a pele.  Podemos fazer o contorno com pó, base e corretivo.  O contorno com  pó é feito de forma mais sutil. Já com base e corretivo, os traços são mais fortes no momento da aplicação. Este é um guia básico para iniciantes e,  meu conselho, é que vocês comecem fazendo o contorno seco (com pó), para depois se aprofundar no contorno com base e corretivo, pois é preciso mais experiência para não deixar a pele manchada. Treinando com o pó, você terá esta experiência e conhecimento do que realmente você precisa disfarçar. Lembrando que as marcações com pó deve ser de forma sutil, principalmente no nariz e região do maxilar. A observação que faço é para as lindonas que apresentam manchas, como melasma, principalmente na região do contorno abaixo da maçã do rosto. Nesse caso, o contorno deve ser feito com produtos cremosos.

PARA AFINAR AS BOCHECHAS

Faça um biquinho, e tudo que der profundidade use como ponto de referência para marcar.

PARA DEFINIR O ROSTO E DISFARÇAR TESTA

Marque um pouco abaixo do maxilar, para deixar o rosto mais definido. Para disfarçar a testa, aplique sutilmente na raiz do cabelo, contornando as laterais e centro da testa.

DISFARÇAR PAPADA

Para disfarçar papada,  leve o rosto para trás, como se fosse encostar o queixo no pescoço, e na região da papada passe o pincel  sutilmente com pó de um lado para o outro.

AFINAR O NARIZ

Aplique do início das sobrancelhas para as laterais do nariz. Se ficar muito marcado, suavize com o pincel. Esta técnica também é usada para aproximar olhos distantes. Para olhos muito próximos, aplique um pouco abaixo das sobrancelhas em direção das laterais do nariz. Suavize a marcação.

PÓ ILUMINADOR

Gosto dos que tem pouca partícula luminosa. Durante o dia é desnecessário o uso do iluminador principalmente para fotos externas, evitando a impressão de pele suada devido a luz em excesso.  Após o blush, aplique nas têmporas sutilmente.


BLUSH E O TOM DA PELE

Pele Negra: Blush Vinho, terracota, bronze.


Pele Morena: Blush Pêssego, rosa pálido, café, bronze.


Pele Branca – Amarelada: Blush Pêssego, marrom clarinho, rosa antigo.


Pele Branca Rosada: Blush Rosa clarinho, bege, pêssego

Em todos os casos, o blush deve ser aplicado suavemente. Cuidado para não usá-lo em excesso. Na dúvida, escolha sempre o tom pêssego, ele é coringa para todos os tipos de pele.


CORES DE SOMBRA E TOM DA PELE

Confira na tabela as cores ideais para seu tom de pele.

Sombra para pele negra: Cobre, dourado, bronze, marrom, grafite, chumbo, cinza escuro, berinjela, roxo, verde-esmeralda, azul-marinho, azul Bic…

Sombra para pele branca: Champanhe, tons pastel como o bege e areia, pêssego, coral, tons de verde, berinjela, bronze, marrom,  grafite, preto, cinza, dourado,prata, azul, rosa, lilás…

Sombra para pele morena: Bege, marrom,bronze, cobre, amarelo, terracota, dourado, união do grafite com prata, rosa, lilás, azul-marinho, azul Bic, roxo, berinjela, bordô, verde militar…

Mais sugestões


Degradê e fusão de cores

O make degradê tem início meio e fim e, devemos saber depositar cada sombra em seu espaço para dar um lindo efeito. Podemos usar vários tons de sombras em um único make, mas tem que haver harmonia nas cores.

Confira no círculo cromático as cores e suas combinações. Use o circulo cromático também para combinar as cores do make com a do seu look .

O CÍRCULO CROMÁTICO PARA MAQUIAGEM

Observando o círculo cromático, você vai aprendendo a combinar as cores das sombras e, também, do make com o look.

 OBSERVAÇÃO: Analise antes da produção do make usando o círculo cromático, se as cores selecionadas valorizam o seu tom de pele.

USANDO O CÍRCULO CROMÁTICO NA ELABORAÇÃO DOS MAKES

Make com dois tons de sombra: Para cores complementares, use as cores opostas no círculo.  Exemplo: Verde e o Rosa. Sempre que você girar a seta, as cores opostas vão estar em harmonia para a elaboração dos makes.

 

Make com três tons de sombra: Para cores triádica, o triângulo pode ser seu  guia na combinação das cores.


ACABAMENTO NO CANTO EXTERNO DOS OLHOS

Para  quem tem dificuldade em fazer um bom acabamento no canto externo ao fazer o make, tem opções simples que pode lhe ajudar.  A fita é uma boa aliada nesses casos, só tenha cuidado ao colocá-la para um canto externo não ficar diferente do outro. A fita deve ser colocada no canto externo em direção ao final da sobrancelha. A foto mostra bem a distância ente a sombra e a sobrancelha, não ultrapasse este limite ao aplicar sombras escuras.

Um outro aliado é o pincel com base, limpando o excesso de produto do canto externo.

É possível que caia pigmentos da sombra no momento de fazer a maquiagem e, meu conselho para quem tem muita dificuldade em se maquiar, é  fazer a pré maquiagem, corrigir as olheiras como foi explicado, fazer o make dos olhos, e só depois aplicar a base para não correr risco de manchar a pele já feita.


DICAS PARA TREINAR O DELINEADO

Este truque dá super certo. Vamos treinar?!

Faça tracinhos contornando um pouco fora da raiz dos cílios e ligue-os. Observe a foto e faça o mesmo para fazer o gatinho. Existe no mercado vários tipos de delineador. Para quem tem muita dificuldade em traçar, o ideal são os delineadores em gel e as canetas delineadoras. Mas estes procedimentos pode ser feito com qualquer tipo de delineador. No caso de dificuldade em usar o aplicador do próprio delineador, faça com estes tipos de pincéis:

Para quem tem dificuldade em traçar o canto externo, a fita é uma boa opção. Para as lindonas que tem pele muito sensível, recomenda-se o uso da fita micropore


TONS DE SOMBRAS E BATOM VERMELHO

Uma das perguntas que me fazem com frequência é em relação ao batom vermelho. O batom vermelho combina com qualquer tom de pele e chama muito a atenção.  Mas podemos sim usá-lo e ao mesmo tempo ousar no make dos olhos. O cuidado é fazer a combinação certa. Gosto dessa combinação de make com batom vermelho:  Prata, dourado, esfumado preto, bronze, cobre. As lindonas negras, devem evitar a sombra prata. O make fica perfeito também quando usamos tons neutros nos olhos, côncavo  marcado e um belo delineado.

CORES NEUTRAS

nzer

Quando a escolha for o batom vermelho, não faça uso do blush rosado. Escolha o blush em tons  pêssego, marrons, bronze.


POR QUE DEVEMOS REMOVER A MAQUIAGEM ANTES DE DORMIR?

Quando o organismo está em repouso, a pele fica mais sensível para a absorção de tudo que está sobre ela. E o resultado disso? Surgimento de acne, manchas, envelhecimento precoce, entre outros problemas de pele. Não esqueçam lindonas, façam sempre a higienização da pele, retirando toda maquiagem antes de dormir.

Remova a maquiagem com demaquilante,  lave o rosto com sabonete apropriado para o  seu tipo de pele e aplique um hidratante facial também adequado ao seu tipo de pele.


HORA DE PRATICAR –  Tutoriais

Paleta Luxurious Nº 1 Koloss / 1º Passo – Sombra Rosy perolada. Aplique no canto mais alto abaixo das sobrancelhas para iluminar; 2º Paleta Nº 3 Wonderful Koloss – Sombra Terre, marrom opaco. Marque a linha do côncavo e esfume; 3º Paleta Luxurious Nº 1 Koloss– Sombra Sand (bege). Após aplicar fixador na pálpebra móvel, deposite a sombra; 4º Fixador para sombra Shine Mix Koloss: Com suaves batidas aplique no canto interno e pálpebra; 5º Delineado de gatinho; 6º Lápis metalizado branco Fenzza: Aplique na linha d’água. No caso de olhos grandes, evite usar lápis de cor clara na linha d’água. Neste caso, opte por lápis preto; 7º  Máscara para cílios Maybelline Volum’ Express : Aplicação nos cílios superiores e sutilmente nos cílios inferiores; 8º Cílios postiços Missy. O 015 é uma boa opção para algumas produções pelo aspecto natural, é levinho e bem confortável. Recebi e mega aprovei; O batom fica a critério das lindonas, a proposta do make vai bem com qualquer tonalidade.


Make Versátio

Pó iluminador Payot  02/ Ilumine abaixo da parte mais alta das sobrancelhas; 2-Sombra Marrom/ Marque o côncavo e esfume; 3-Fixador de sombra Felicittá Looks/ Aplique na pálpebra móvel, contornando abaixo da linha do côncavo; 4-Sombra pérola de fundo dourado / Ilumene o canto interno; 5-Sombra lilás / Aplique após o anto interno, depositando em toda pálpebra; 6-Sombra preta / Faça o traço na raiz dos cílios e abaixo da linha do côncavo. Esfume o canto externo levando a sombra preta ao centro da pálpebra, formando o degradê; 7-Esfume; 8-Caneta delineadora Koloss/ Faça o delineado de gatinho, tendo como referência o traço feito com a sombra, 9-Lápis retrátil preto Koloss / 9-Aplique na linha d’água e esfume abaixo dos cílios inferiores; 10-máscara para cílios Maybilline Colossal Volum’ Express / Aplicação nos cílios superiores. Cílios postiços opcional.

Detalhe azul turquesa
Usei a paleta de sombra Luxurious da Koloss nas cores: Flush em toda pálpebra e canto interno. A cor Nicy no côncavo e esfumei, levando a sombra para pálpebra móvel, mas deixando o côncavo bem marcado. O lápis delineador azul turquesa é da Blant.
Batom Amarílis 158 Koloss.


Em breve mais dicas! Beijos.

Anúncios

33 comentários sobre “Guia de Maquiagem

  1. nem preciso com muitas palavras dizer o quanto vc tem me ajudado com suas dicas e doçura em momentos não público eu não imagina que vc fosse essa lindeza tão simpática

  2. Adoreeeeeeei, este guia, a algum tempo comecei a gostar de me maquiar mas tenho certa dificuldade em aplicar e esfumar a sombra, vou acompanhar de pertinho este guia 😉

  3. Estou começando o curso de maquiagem profissional ,,e essas dicas são maravilhosas pra mim que ñ tenho nenhuma noção de por onde começar rsrsrs,,principalmente com relação as tonalidades de bases e como comprar ,suas dicas são incríveis,obrigada por compartilhar conosco ,bjs,até os próximos .

  4. Perfeito, sou apaixonada por maquiagem mas não tinha a mínima ideia de por onde começar… espero que agora minhas compras de maquiagem não fiquem servindo apenas de enfeite no armário rsrsrs obrigada por esse conteúdo de tanta qualidade!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s